Acesse:

Compartilhe:

Eixo Segurança

Segurança-01

Prevenir e combater as ocorrências e riscos coletivos, de maneira integrada, ampliando a segurança e a sensação de segurança do público presente, bem como dos demais envolvidos com a realização dos eventos são as motivações da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), integrantes deste eixo.

Essas instituições também fazem parte da Comissão Estadual de Segurança Pública e Defesa Civil para os Jogos Rio 2016 em Minas Gerais (COESGE/MG), criada pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos. A COESGE/MG é um fórum deliberativo no qual se definem os parâmetros da atuação coordenada e integrada dos órgãos federais, estaduais e municipais de Segurança Pública e de Defesa Civil, bem como de outras entidades relacionadas, respeitando suas atribuições constitucionais e legais. O objetivo é orientar a elaboração e execução de planos operacionais a fim de promover a integração das atividades de segurança pública, defesa civil, segurança viária e ordenamento urbano que serão implementadas em razão dos Jogos Rio 2016 em Minas Gerais. A atuação da Coesge proporciona aperfeiçoar meios e recursos a fim de ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança frente a esse enorme desafio que é promover um ambiente pacífico e seguro para os Jogos Rio 2016 em Minas Gerais.

Uma integração cada vez maior das instituições, fortalecendo as ações de segurança pública e defesa civil e aumentando a capacidade de prevenção e resposta com ênfase na atuação planejada, organizada e coordenada, será um dos principais legados dos Jogos Rio 2016 em Minas Gerais.