Acesse:

Compartilhe:

Núcleo de articulação

Atrair delegações para treino e aclimação em solo mineiro, sediar o Torneio Olímpico de Futebol e o Tour da Tocha são as três grandes frentes de trabalho do Núcleo de Articulação Minas 2016, grupo intersetorial criado, em 15 de abril de 2015, pelo governador Fernando Pimentel, com o objetivo de realizar as ações necessárias para sediar os eventos associados às Olimpíadas. Coordenado pelo Secretario de Estado de Esportes, Carlos Henrique, o Núcleo congrega ao todo 16 secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais (secretarias de estado de Governo, Planejamento e Gestão, Turismo, Educação, Cultura, Transportes e Obras Públicas, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Desenvolvimento Social, da Subsecretaria de Comunicação e da Governadoria, além de um representante do Grupo Interinstitucional de Proteção Pública).

– Faz parte das atribuições do Núcleo atender às solicitações do Comitê Olímpico Internacional (COI) e cooperar com a Autoridade Pública Olímpica, com o Comitê Organizador Rio 2016, além dos demais comitês e delegações olímpicas.

– A grande diretriz e expectativa é levar os eventos associados aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos o mais próximo da população e com o menor gasto possível. Assim, o objetivo é assegurar a bem sucedida realização dos eventos, aproximando territórios, desenvolvendo social, esportiva e culturalmente o Estado de Minas Gerais.